Reels é a mais nova ferramenta do Instagram

Entenda mais desse novo recurso do Instagram e descubra como inserir o Reels na estratégia de marketing da sua escola

Em junho de 2020 o Instagram lançou para teste no Brasil, na França e na Alemanha o novo recurso Reels, uma ferramenta de criação de vídeos curtos, que partiu da evolução do antigo Cenas, que estava em teste desde novembro de 2019 e que foi liberado em agosto de 2020 para mais de 50 países.

Inspirado em alguns dos recursos mais conhecidos do seu mais novo concorrente TikTok, o Reels, disponível para iOS e Android, convida os seus usuários a criar e gravar vídeos diferentes e divertidos de até 15 segundos, podendo realizar edições, controlar a velocidade, inserir efeitos visuais, configurar músicas, presentar áudios de vídeos ou usar a sua própria galeria para compor a criação.

Esses vídeos podem ser publicados nos seus stories ou no feed, enviados para amigos via direct ou compartilhados diretamente na opção Explorar, aonde podem ser alcançados novos públicos se a sua conta for aberta.

Para quem não se recorda, em 2013 o Instagram chegou a fazer uma oferta de 3 bilhões de dólares pelo Snapchat. A rede social não aceitou a proposta e três anos mais tarde, em 2016, o Instagram incorporou os stories, seguindo a mesma ideia e a mesma pegada. Hoje, não só no Instagram, mas também no Facebook, no Messenger e no WhatsApp essa função de stories 24h é presente para todos os seus usuários o que em pouco tempo derrubou o seu concorrente.

Acredita-se que a ideia do Reels não seja muito diferente da ideia dos stories, já que o TikTok chegou para amedrontar os concorrentes, sendo o segundo aplicativo mais baixado em 2019. Segundo a consultoria Sensor Tower, foram 738 milhões de downloads, mais do que o Messenger, Facebook e Instagram, perdendo apenas para o WhatsApp. Além disso, só no Brasil, os números de usuários cresceram em 316% no ano passado.

No geral, o funcionamento das ferramentas é bem similar, mas no caso do TikTok a partir de um aplicativo único o seu foco é somente vídeos. Já o Reels, faz parte de um recurso adicional dentro do Instagram, fazendo com que os seus usuários não necessitem de um aplicativo extra, aderindo à novidade
na parte da câmera onde também se faz os stories e as demais
funcionalidades, partindo da ideia de praticidade e de ganho no espaço do seu aparelho por não necessitar de um novo aplicativo.

Instagram Reels | Como usar essa nova ferramenta?

A função Reels está disponível na parte inferior da câmera do Instagram onde será encontrada uma variedade de opções de ferramentas de edição ao lado esquerdo da tela. Caso não apareça para você, atualize o seu Instagram para adquirir a nova função.

Depois de encontrar o Reels, aparece quatro opções no menu lateral e uma quinta opção após a gravação do seu primeiro trecho do vídeo:

  1. Música, podendo escolher um áudio, uma canção ou buscar por
    alguma específica na lista;
  2. Velocidade, podendo escolher se o seu vídeo será reproduzido
    em maior ou menor velocidade;
  3. Efeitos, podendo escolher qual usar na hora de gravar;
  4. Temporizador, serve para ver a duração do seu vídeo, caso
    queira que ele tenha menos que os 15 segundos originais;
  5. Fantasma, permite que veja qual foi o último frame do último
    vídeo que fez, aparecendo numa opacidade média para que retome
    exatamente de onde parou em tempo real;

Após a gravação, ao clicar em continuar é possível editar normalmente igual é feito nos stories, colocando texto, marcando alguém, desenhando, entre outros.

Por fim, escolha uma foto de capa para o seu vídeo, uma legenda e se gostou clique em continuar. Nessa parte pode ser compartilhado o seu Reels dentro do seu Instagram onde será criado um botão dessa nova ferramenta após a publicação ou também pode apenas compartilhar o seu vídeo no seu
stories que funcionará normalmente como já estamos acostumados.

Como podemos notar, a história se repete e a competição entre essas ferramentas são notórias. Mas afinal, será que o Instagram derrubará o popular aplicativo TikTok?

Cinco ideias incríveis para você usar o Reels na estratégia de Marketing da sua escola.

  1. Que tal usar o Reels na hora de apresentar um projeto? Desafie seu aluno a fazer uma introdução em até 30 segundos e já treine a capacidade de comunicação!
  2. Fazer uma chamada para um evento. Grave um vídeo chamando seus convidados para participarem do evento online ou da sua LIVE!
  3. Se a sua escola for bilíngue ou trilíngue, é uma ótima oportunidade para os alunos demonstrarem um pouco do que aprenderam, falando outro idioma AO VIVO!
  4. Que tal dividir um pouco do momento artístico dos seus alunos em até 30 segundos no Reels. Mas capriche na edição! Inclua filtros, adesivos, música, figurinhas, legendas e tudo o que o seu tema permitir!
  5. Ofereça aos seus alunos momentos de desafios, criando experiências com o que está aprendendo no dia a dia!

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