Confira dicas para acertar na estratégia marketing digital
Criar uma estratégia para aumentar o número de leads inclui o tráfego pago como principal estratégia de Marketing de Captação. Isso porque trata-se do investimento em plataformas de anúncios, como Google Ads e Meta Ads, para captar mais alunos.
Mas, não basta apenas olhar o número de captação de leads, é preciso investigar a quantidade de captação de leads qualificados, ou seja, leads que atendem todos os critérios para dar seguimento ao processo de captação de novos alunos.
Quando a quantidade de leads qualificados é baixa, o resultado também fica comprometido e, assim, algumas dúvidas começam a surgir.
Se o resultado demora a aparecer ou não aparece pode significar a necessidade de algum ajuste e até mudança total da estratégia.
Pergunta frequente
Estou investindo em Tráfego Pago, mas tenho recebido leads sujos. O que pode estar acontecendo?
Falta de objetivo claro
É importante ter claro o objetivo das suas campanhas no Google e no Meta Ads. O objetivo pode ser gerar maior engajamento, tráfego para o instagram, geração de leads, tráfego para o site, visualizações em vídeos, cliques e muitos outros.
Falta de definição do público
Antes de começar o anúncio, tenha algumas características bem definidas para não exibir a campanha a pessoas que não tenham o perfil da sua escola e, que desta forma, podem até clicar na sua campanha, mas não serão leads qualificados. Entre os atributos que merecem atenção estão: localização, idade, renda, gênero, hobbies, interesse profissional, perfil de compra.
Quanto mais informações, mais segmentação você está propondo e, consequentemente, maior as chances de atrair o público-alvo.
Falta de definição de meta de conversão
Antes de anunciar a campanha é necessário verificar, mais de uma vez, se a campanha reflete a mensagem que deseja transmitir e o links de acesso estão corretos, para evitar perder acessos e conversões. Isso pode impactar negativamente a sua marca, uma vez que estamos falando de escolas, e ainda causar uma frustração tão grande que o lead não vai tentar entrar novamente, caso seja um problema na integração entre o anúncio e a landing page, por exemplo.
Investimento em uma única plataforma
Pegar o seu orçamento e colocar em uma só plataforma não é recomendado. Isso porque para cada perfil buscado ou tipo de campanha uma plataforma trará melhor resultado que a outra. Além disso, as plataformas mudam as políticas internas, as formas de entrega, aumento de custos e, muitas vezes, não avisam da alteração também do algoritmo. Por isso, se você apostar todas as suas fichas em uma única plataforma, pode achar que fez uma estratégia ruim de público e de palavras, mas na verdade é só a mudança interna daquela rede social ou daquele site.
Não escolher boas palavras-chave para a sua campanha de Google Ads
É importante estar sempre atento às palavras-chave escolhidas pela sua escola, bem como dos anúncios dos seus concorrentes. Há palavras que podem aumentar o valor (e também a procura) pela sazonalidade, por grande evento ou por estarem populares no setor. É importante entender o quanto elas são valiosas para a sua escola e para a sua campanha e, caso mereçam a sua atenção no planejamento. Se a sua estratégia incluir só palavras-chave de baixo valor, isso pode, geralmente, estar associado a uma desconexão com o segmento ou com a procura.
Não conhecer a jornada do cliente
Entender em qual momento o cliente se encontra fará a diferença. Pode ser que seu anúncio seja para a venda e a pessoa que recebeu ainda está na fase de engajamento. Por isso, a compreensão da jornada tem que andar lado a lado dos objetivos.
Orçamento sem planejamento
Quando se trata de budget é importante acompanhar o valor diário de cada palavra-chave e fazer um cálculo mensal para não estourar o seu orçamento. Muitas vezes vale apostar em menos palavras, mas que são mais efetivas, do que usar palavras de baixa conversão e também baixo orçamento.
Ignorar as métricas
Confiar só no retorno diretamente no link e ou das ligações é muito ruim. Ter atenção em um dashboard com as métricas, ainda que elas não sejam boas, fará você conseguir ajustar e entender exatamente desde quando os resultados começaram a não aparecer e em qual etapa.
Se a sua escola não tem um profissional que entenda do assunto, a solução é contratar um parceiro para que possa criar a estratégia, monitorar o andamento da campanha e fazer relatórios mensais.
A Antonella tem o serviço de tráfego pago para escolas particulares e pode te ajudar neste desafio.
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