Aprenda como usar o marketing digital para escolas para atrair mais famílias, melhorar a comunicação e posicionar sua marca com mais estratégia
O marketing digital para escolas vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de captação e retenção de matrículas.
Um estudo da Resultados Digitais mostra que cerca de 94% das empresas no Brasil já utilizam o marketing online para impulsionar seu crescimento. Já a pesquisa da 8D Hubify aponta que cerca de 56% delas destinam até 5% do faturamento em marketing digital.
Isto é, um sinal claro de que investir nesta frente deixou de ser tendência e se tornou necessidade também para o setor educacional.
O que é marketing digital para escolas?
Marketing digital para escolas é o conjunto de estratégias online voltadas para atrair novos alunos, fidelizar os atuais e fortalecer a marca da instituição no ambiente digital. Isso inclui ações como presença ativa nas redes sociais, anúncios no Google, campanhas de e-mail marketing, produção de conteúdo relevante e otimização do site escolar.
Ao contrário do marketing tradicional, que fala com todos ao mesmo tempo, o marketing digital permite segmentar o público com precisão, por exemplo: famílias com filhos entre 5 e 12 anos, que moram em um raio de 5 km da escola. Além disso, as ferramentas digitais permitem acompanhar resultados em tempo real e ajustar campanhas com base em dados concretos, garantindo mais eficiência e retorno sobre o investimento.
Veja como você acompanha isso na plataforma Antonella:
Como funciona o marketing digital para escolas?
Para as escolas, o marketing digital vai além da divulgação de “matrículas abertas” ou de postagens nas redes mostrando o dia a dia nas aulas. Ele começa com um bom planejamento estratégico, passa por uma produção consistente de conteúdo de valor, envolve ações pagas e orgânicas, e exige acompanhamento constante dos resultados.
Metodologia PEMD: as quatro fases do Planejamento Estratégico do Marketing Digital
Para colocar tudo isso em prática de forma organizada, a Agência Antonella utiliza a metodologia PEMD — Planejamento Estratégico de Marketing Digital — desenvolvida por Nino Carvalho. Com base em fundamentos científicos, essa abordagem ajuda escolas e empresas educacionais a tomarem decisões mais assertivas e sustentáveis no ambiente digital.
As quatro fases do PEMD são:
- Etapa 0: Setup
Aqui é feita a definição do escopo: qual marca será analisada, quem são seus públicos, concorrentes, produtos e diferenciais. Também são mapeados os canais de marketing e o posicionamento da escola no mercado. É a base de todo o trabalho.
- Etapa 1: Onde estamos?
Essa fase corresponde ao diagnóstico completo da situação atual da escola. O objetivo é entender o contexto em que a instituição está inserida, identificando oportunidades e desafios.
- Etapa 2: Para onde vamos?
Com o diagnóstico em mãos, é hora de definir os objetivos estratégicos, os indicadores de desempenho (KPIs), as metas e os fatores críticos de sucesso. Essa etapa direciona o plano de marketing e torna os resultados mensuráveis.
- Etapa 3: Como vamos chegar lá?
Aqui é o momento de transformar estratégia em ação. Nessa fase são planejadas as iniciativas, os canais de divulgação, os formatos de conteúdo, os investimentos em mídia e os cronogramas operacionais, tudo alinhado com os objetivos da escola.
A grande vantagem do PEMD é ajudar as escolas a organizarem o marketing digital de forma mais estratégica, conectando todas as ações com os objetivos da instituição. Com isso, o marketing digital para escolas deixa de ser algo pontual e passa a fazer parte do crescimento sustentável.
3 tendências em marketing digital para escolas
1. Inteligência Artificial Generativa
Embora seja uma tecnologia que existe há muito tempo, só agora estamos vendo a IA Generativa nas mãos de cada vez mais pessoas. E, por isso, tem se tornado uma grande aliada nas empresas, bem como no marketing digital para escolas.
A capacidade de gerar textos, imagens, vídeos e até mesmo tópicos de planejamento de campanha em poucos segundos pode ajudar equipes pequenas a produzirem mais e com qualidade – desde que utilizem com olhar crítico e criatividade.
2. Personalização e Experiência do Usuário (UX)
Diferente de muitas empresas, a escola não tem um único perfil de clientes e consumidores: Nas escolas, os clientes são as famílias e os consumidores são os estudantes.
Personalizar a comunicação e a experiência de ambos públicos de acordo com suas necessidades e anseios, a chance de gerar conexão e conversão pode aumentar significativamente. Isso vale desde a navegação no site, que deve ser intuitiva e segmentada por etapa de ensino, até as campanhas de captação, que podem ser diferentes para quem busca Educação Infantil ou Ensino Médio, por exemplo.
Leia mais:
3. Motores de Busca com foco em IA
Com as mudanças nos mecanismos de busca, como o uso da IA generativa pelo Google, o marketing digital para escolas precisa estar cada vez mais alinhado às intenções de busca das famílias.
Isso significa produzir conteúdos estratégicos e com foco naquilo que as famílias mais pesquisam, por exemplo: “melhor escola bilíngue na zona leste de São Paulo”.
A escola que investe em estratégias de SEO (Tradução: Otimização para Mecanismos de Busca) se posiciona melhor, aumenta sua visibilidade e atrai mais famílias com o perfil alinhado com sua proposta pedagógica.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como melhorar o marketing da sua escola? Aproveite e confira também:
- ROI no Marketing Escolar: O que é, como calcular e acompanhar resultados?
- CRM escolar: o que é e como ajuda na captação de matrículas