Como escolher a melhor estratégia para ter sucesso na Campanha de Matrícula?
Há pouco mais de 10 anos, o Marketing Digital ganhou espaço nas estratégias de Marketing das escolas, ocupando o lugar de investimentos em Mídias Offline. Isso aconteceu com a intensificação da internet, a criação das redes sociais e dos sites de buscas e, ainda, com a democratização do acesso às plataformas de anúncios digitais.
A escola particular que investia em Outdoor, Folder, Banners e outras peças offline, passou a investir em Google Ads e Meta Ads. Mas, será que investir somente em Mídia Online é a melhor estratégia para a sua escola captar mais alunos?
A resposta é: depende!
O Brasil conta com 44 mil escolas particulares, e nos dois últimos anos teve um crescimento médio de 4% em quantidade de escolas. Esse cenário se tornou ainda mais competitivo e fez mantenedores e gestores escolares pensarem sobre a importância de terem uma área de Marketing estratégica com objetivo de mostrar seus diferenciais no mercado e, claro, captar mais famílias interessadas em seus serviços educacionais.
Mas, você já parou pra pensar que as 44 mil escolas particulares estão localizadas em diferentes regiões, ou seja, decidir por uma Mídia Online ou Offline depende do código de cultura da região onde a sua escola está.
Vamos pensar juntos sobre isso. Se a sua escola está numa cidade em que o seu público-alvo é impactado por outdoors, spots de rádio, carros de som, panfletagem, então considere incluir essas mídias dentro do seu Plano de Mídia. Agora, se a sua escola está em uma cidade em que essas mídias offline não impactam mais as pessoas, busque outras opções, como mídia de elevador, relógios digitais em grandes avenidas, busdoor, comunicação em ponto de ônibus, entre outros.
As vantagens de investir em Mídia Offline são: sua escola ganha maior credibilidade e notoriedade, maior impacto local e durabilidade da mensagem que pretende transmitir.
As desvantagens de investir em Mídia Offline são: dificuldade de mensurar retorno do investimento, custo elevado e menor flexibilidade.
Mas, antes de decidir pela mídia, tenha clareza do perfil do seu público-alvo para atrair famílias que realmente tenham conexão com a sua proposta pedagógica.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de investir em Mídia Offline, vamos entender mais sobre as Mídias Online.
Investir em Google Ads e Meta Ads, nos dias atuais, é essencial e quase obrigatório.
Pesquisas recentes destacam a importância do Google e das redes sociais no processo de decisão de compra dos consumidores brasileiros. Um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID, divulgado em setembro de 2023, revelou que cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online.
Além disso, uma pesquisa global conduzida pela consultoria PwC em setembro de 2023 apontou que 32% dos brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos ou serviços que desejam adquirir. Esse percentual é semelhante ao daqueles que buscam a opinião de familiares e amigos (31%), evidenciando o crescente papel das redes sociais na decisão de compra.
Segundo a pesquisa do Retail Dive, 85% dos consumidores consideram as postagens de colegas e recomendações digitais como fator decisivo para realizar a compra. Esse dado mostra a importância da escola realizar um excelente trabalho de fidelização.
Todas essas pesquisas só reafirmam que os consumidores estão online e, portanto, é essencial que a sua escola esteja presente no ambiente digital.
Mas, claro, assim como as Mídias Offline, as Mídias Online têm vantagens e desvantagens.
As vantagens de investir em Mídias Online são: o investimento é mais acessível, as campanhas alcançam um público maior, é possível fazer ajustes nas campanhas em tempo real e você tem indicadores sobre a performance da campanha.
Já as desvantagens de investir em Mídia Online são a alta competitividade de anúncios, a sobrecarga de informações e as dependências de plataformas e algoritmos.
Bom, diante do que você leu até agora, o melhor caminho para a sua estratégia de Marketing Educacional é considerar as duas mídias – online e offline – para garantir resultados consistentes.
A sua escola pode trabalhar a marca ao longo do ano, reforçando seu propósito, seu posicionamento por meio de Campanhas em Mídia Offline e ao mesmo tempo complementar essa estratégia com veiculação de Campanhas nas Mídias Online.
Na alta temporada de busca por escolas, intensifique suas campanhas de conversão na Mídia Online.
Com certeza, todo o investimento em Mídias Offline vai potencializar seus resultados de captação de alunos, uma vez que a família teve contato com a sua marca durante o ano vai considerar pesquisar mais informações sobre sua escola durante a Campanha de Matrícula.
Leia também
Mais matrículas? Desenhe o processo ideal de vendas para sua escola – Agencia Antonella
Gerenciador de negócios e anúncios: qual a diferença entre as ferramentas? – Agencia Antonella